7.387 vagas não preenchidas versus 1,442 milhão de vagas com funcionamento autorizado nas instituições privadas e não preenchidas

Já entre as instituições públicas o problema de ter "sobra" de vagas é bastante grave, uma vez que essas vagas que não utilizadas são financiadas com dinheiro público. As universidades federais, por exemplo, contabilizam 7.387 vagas não preenchidas versus 1,442 milhão de vagas com funcionamento autorizado nas instituições privadas e não preenchidas.

Reynaldo explica que, em instituições públicas, a ociosidade das vagas faz parte de um processo natural de acomodação dos universitários. "Às vezes, o aluno entra em um curso e resolve mudar [de graduação] e essas vagas que sobram vão para os processos de transferência", disse.

De 2007 para 2008, o número de vagas aumentou 5,7% e o número de calouros nas faculdades subiu bem menos: 1,6%. De acordo com relatório do MEC (Ministério da Educação), ainda é preciso investigar os motivos para o não-preenchimento.

Ao todo, 5.534.689 de candidatos concorreram às vagas de graduação, com maior disputa no sistema federal (8,8 c/v) e nas estaduais (8,1 c/v).