49% das vagas do ensino superior do Brasil ociosas, mostra censo

A cada cem vagas autorizadas no ensino superior brasileiro, 49 ficam ociosas. A informação é do Censo da Educação Superior. Pela definição adotada no censo, o número de vagas ociosas representa a diferença entre a quantidade de vagas com autorização do MEC para funcionar e o número de ingressantes nas instituições de ensino superior.

Ao todo, 1,479 milhão das carteiras que poderiam ser ocupadas em cursos presenciais de universidades, centros universitários e faculdades permaneceram vazias - elas representam 49,6% do total de vagas de ingresso.O número de vagas ociosas teve um crescimento de 11,6% de 2007 para 2008.

O mais expressivo aumento ocorreu na rede federal de ensino, que teve o número de vagas ociosas mais do que duplicado. A taxa, que em 2007 era de 2,19%, chegou a 4,36% em 2008.

A explicação para essa "sobra" no caso das instituições particulares, é o fato de elas adotarem uma estratégia de fazer "estoque" de vagas, segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep e Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Ensino Superior do MEC. As instituições requerem ao MEC a abertura de um número superior de vagas ao que elas pretendem oferecer.

"O processo de abertura de cursos era muito lento", explica Maria Paula. E, por isso, havia o interesse em deixar aprovadas vagas antecipando-se à demanda. Na opinião de Maria Paula, esse comportamento tende a mudar: "Tem havido um trabalho muito intenso nos últimos três anos para o novo marco regulatório, que passa por um processo mais preciso [e mais ágil]".