O motorista havia sido vacinado contra febre amarela em 2001

Vacina: O motorista havia sido vacinado contra febre amarela em 2001, mas a doença não está descartada em função dos sintomas apresentados. Segundo a coordenadora estadual da Imunização da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia, Fátima Guirra, a vacina protege em 95% dos casos. "Nenhuma vacina tem 100% de eficácia. A vacina da febre amarela é uma das melhores em termos de resposta", explica ela. Exemplo é a tríplice viral, que previne do sarampo, rubéola e caxumba e que tem também 95% de eficácia.
Segundo Fátima, a explicação para que em alguns casos a vacina não funcione ainda não é totalmente clara para os pesquisadores. Ela acrescenta que a vacina é composta de antígenos que fazem com o que o sistema imunológico crie anticorpos para a doença. Mas nem todas as pessoas respondem dessa forma à vacinação. "Não há motivo para pavor. Em relação à febre amarela, a necessidade é de que apenas as pessoas que estão viajando para áreas de risco sejam vacinadas", reforçou.
A Bahia tem cerca de 80 mil doses da vacina contra a febre amarela e é considerada zona de baixo risco, com exceção das cidades que fazem divisa com os Estados do Centro-Oeste.

Postar um comentário

0 Comentários