Segundo jornal O Tempo, ministro da Colômbia afirma ter
encontrado caixa preta do avião que transportava jogadores da chapecoense com
aproximadamente toda delegação do time e vários jornalistas. A caixa preta
encontra-se sob custódia para investigação do caso conforme também informa o
jornal El Colombiano. Os objetos estão em perfeito estado conforme a AEROCIVIL
(Aeronáutica Civil) que é um órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.
Jorge Eduardo Rojas, ministro dos transportes, afirma que é
preciso evitar especulações sobre as possíveis causas do acidente para não
gerar desinformação: “As caixas-pretas já estão em posse dos investigadores
aeronáuticos colombianos, assim como os motores da aeronave. Depois de comparar
a informação do dispositivo com os reportes da torre de controle, os peritos
poderão determinas os fatos. Peço máxima prudência”, disse Jorge Eduardo
informando que já foram feitos os contatos com os governos do Brasil e Bolívia.
A diretoria da Chapecoense divulgou um comunicado sobre o
acidente:
"Em função do desencontro das notícias que chegam das
mais diversas fontes jornalísticas, dando conta de um acidente com a aeronave que
transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol,
através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o
pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer
nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes,
jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação", diz o
texto da publicação.
AS CAIXAS-PRETAS
Responsável pela investigação do acidente, a Aerocivil,
órgão do governo colombiano, já está com as duas caixas-pretas do avião da
empresa Lamia, encontradas em perfeito estado.
O que é uma caixa-preta
Segundo o Wikipedia,
caixa-preta ou caixa-negra é nome popular de um sistema de registro de
voz e dados existente nos aviões (e mais recentemente nas locomotivas dos
Estados Unidos e Europa). O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de
áudio são gravados pelo "Gravador de Voz", ou CVR (de Cockpit Voice
Recorder), e os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes
de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como
"Gravador de Dados", ou FDR (de Flight Data Recorder). São, portanto,
dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição
eletrônica de tempo, que é fundamental para colimar ou superpor os eventos de
voz com os eventos de performance.
7 curiosidades sobre a caixa-preta
1 - Começou a ser idealizada e projetada em 1939 por
engenheiros franceses, François Hussenot e Poul Beaudouin
2 - O dispositivo também é utilizado, ou pelo menos deveria
ser, em Trens e outros veículos;
3 - Foi aperfeiçoado durante a 2ª Guerra Mundial, passando a
utilizar fita de metal ou bobinas de alumínio que eram mais resistentes as
chamas do que a fita plástica utilizada anteriormente;
4 - As caixas-pretas são normalmente colocadas na calda do
avião e obviamente construídas com materiais muito resistentes como aço
inoxidável e titânio e capazes de suportar uma aceleração de 33km/s², um
impacto de 3400G durante 6,5 milissegundos. Algumas unidades mais modernas são
auto-ejetáveis utilizando a energia cinética.
5 - O nome caixa-preta foi estabelecido basicamente devido
ao fato de ser um objeto que precisa ser encontrado com maior facilidade, por
isso define-se uma cor que seja chamativa entre os possíveis destroços,
entretanto hoje adota-se basicamente as cores laranja ou vermelho vivo.
6 - Quando há muita dificuldade para localização visual do
objeto utiliza-se a captação de um pulso sonoro, na freqüência de 37,5 kHz,
podendo ser detectado a uma profundidade de até 4267m.
7 - Hoje as informações são armazenadas em chips envolvidos
por material resistente as chamas, o que aumenta bastante a capacidade de
memória. As informações gravadas somente poderão ser apagadas após um pouso
normal através de um botão "Erase" (apagar).