Caixa preta do avião da chapecoense encontrada


Segundo jornal O Tempo, ministro da Colômbia afirma ter encontrado caixa preta do avião que transportava jogadores da chapecoense com aproximadamente toda delegação do time e vários jornalistas. A caixa preta encontra-se sob custódia para investigação do caso conforme também informa o jornal El Colombiano. Os objetos estão em perfeito estado conforme a AEROCIVIL (Aeronáutica Civil) que é um órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

Jorge Eduardo Rojas, ministro dos transportes, afirma que é preciso evitar especulações sobre as possíveis causas do acidente para não gerar desinformação: “As caixas-pretas já estão em posse dos investigadores aeronáuticos colombianos, assim como os motores da aeronave. Depois de comparar a informação do dispositivo com os reportes da torre de controle, os peritos poderão determinas os fatos. Peço máxima prudência”, disse Jorge Eduardo informando que já foram feitos os contatos com os governos do Brasil e Bolívia.
 
A diretoria da Chapecoense divulgou um comunicado sobre o acidente:
"Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalísticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação", diz o texto da publicação.

AS CAIXAS-PRETAS
Responsável pela investigação do acidente, a Aerocivil, órgão do governo colombiano, já está com as duas caixas-pretas do avião da empresa Lamia, encontradas em perfeito estado.
O que é uma caixa-preta
Segundo o Wikipedia,  caixa-preta ou caixa-negra é nome popular de um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões (e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos e Europa). O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio são gravados pelo "Gravador de Voz", ou CVR (de Cockpit Voice Recorder), e os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como "Gravador de Dados", ou FDR (de Flight Data Recorder). São, portanto, dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição eletrônica de tempo, que é fundamental para colimar ou superpor os eventos de voz com os eventos de performance.

7 curiosidades sobre a caixa-preta


1 - Começou a ser idealizada e projetada em 1939 por engenheiros franceses, François Hussenot e Poul Beaudouin
2 - O dispositivo também é utilizado, ou pelo menos deveria ser, em Trens e outros veículos;
3 - Foi aperfeiçoado durante a 2ª Guerra Mundial, passando a utilizar fita de metal ou bobinas de alumínio que eram mais resistentes as chamas do que a fita plástica utilizada anteriormente;
4 - As caixas-pretas são normalmente colocadas na calda do avião e obviamente construídas com materiais muito resistentes como aço inoxidável e titânio e capazes de suportar uma aceleração de 33km/s², um impacto de 3400G durante 6,5 milissegundos. Algumas unidades mais modernas são auto-ejetáveis utilizando a energia cinética.
5 - O nome caixa-preta foi estabelecido basicamente devido ao fato de ser um objeto que precisa ser encontrado com maior facilidade, por isso define-se uma cor que seja chamativa entre os possíveis destroços, entretanto hoje adota-se basicamente as cores laranja ou vermelho vivo.

6 - Quando há muita dificuldade para localização visual do objeto utiliza-se a captação de um pulso sonoro, na freqüência de 37,5 kHz, podendo ser detectado a uma profundidade de até 4267m.

7 - Hoje as informações são armazenadas em chips envolvidos por material resistente as chamas, o que aumenta bastante a capacidade de memória. As informações gravadas somente poderão ser apagadas após um pouso normal através de um botão "Erase" (apagar).