Um apagão de energia eléctrica atingiu esta noite São Paulo e Rio de Janeiro (capitais e interiores do Estado) e ainda Minas Gerais, etc.

Um apagão de energia eléctrica atingiu esta noite São Paulo e Rio de Janeiro (capitais e interiores do Estado) e ainda Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás deixando o Brasil praticamente às escuras.

O Ministério de Minas e Energia ainda não se pronunciou oficialmente sobre as causas do apagão que atinge pelo menos cinco estados do Brasil, mas segundo a rádio do Rio de Janeiro, o mesmo Ministério já está a apurar os motivos de tal escuridão.

De acordo com a Globonews o sistema hidroeléctrico de Itaipú (entre o Brasil e o Paraguai) teve um problema e precisou de ser desligado, o que poderá ter originado o apagão. Refere ainda que o operador nacional do sistema eléctrico (ONS) indicou que 17 mil megawatts estão fora de serviço.

No Rio de Janeiro muitos bairros estão às escuras e os bombeiros do Estado não param de receber chamadas de socorro, especialmente de pessoas presas em elevadores. O problema da falta de energia eléctrica prejudicou também a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Avenida Brasil, devido ao não funcionamento dos semáforos. Nas habitações os electrodomésticos frigoríficos, televisores e aparelhos de ar-condicionado estão, naturalmente, desligados.

Em São Paulo, as estações de Metro estão fechadas. Na zona sul da cidade há muitas pessoas nas ruas à espera do restabelecimento da electricidade. Elementos da Companhia de Engenharia de Tráfego tentam orientar os condutores nas ruas completamente às escuras.

Ainda não se tem nenhuma previsão para o reestabelecimento da normalidade.
É altamente recomendado que não saiam de casa os cidadão das cidades afetadas.