UFPR terá 1.129 vagas a mais no vestibular 2009

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciou, para o vestibular 2009, 1.129 vagas a mais em relação às oferecidas no último processo seletivo. São 5.273 vagas, 4.377 no primeiro semestre e 896 no segundo, conforme o edital publicado nesta terça-feira (10).

Entre as principais mudanças, estão a criação de 21 novos cursos, graças ao Reuni (Programa de reestruturação e expansão das universidades públicas federais). A ação do Ministério da Educação investirá na UFPR R$ 15 milhões para infra-estrutura em 2008.

Ao final dos cinco anos de implantação do Reuni, a UFPR pretende oferecer 7 mil vagas de expansão na graduação e na pós-graduação.

Dentre os novo cursos, 10 são tecnológicos (tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, aqüicultura, biocombustíveis, biotecnologia, comunicação institucional, construção de instrumentos musicais, gestão de qualidade, negócios imobiliários, produção cênica e secretariado executivo).

Os outros cursos oferecidos são arquitetura e urbanismo, engenharia elétrica, engenharia industrial madeireira, engenharia mecânica, história, letras (italiano), letras (japonês), letras (polonês), química.

Os campeões de concorrência do vestibular 2008, medicina e publicidade, continuam com o mesmo número de vagas - 176 e 30, respectivamente.

As inscrições iniciam em 17 de agosto e vão até 15 de setembro. A taxa de inscrição custará R$ 72.

O período para pedido de isenção de taxa vai de 18 a 22 de agosto. O edital de isenção, com a lista da documentação exigida e demais detalhes do processo, ainda não foi divulgado.